SISFIES 2020: Inscrições, Acesso ao Portal, Financiamento

SisFies 2020 é a sigla dada para o Sistema do FIES 2020 que foi criado e desenvolvido para facilitar o acesso dos alunos interessados em se inscrever no programa, ou para aqueles que já fazem parte e precisam acessar periodicamente para verificar algum dado ou mesmo realizar um procedimento essencial.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Com SisFIES 2020, diminuiu-se a burocratização do programa, pois somente uma pequena parte de todo o processo precisa ser realizado presencialmente. Com esta facilidade ficou mais rápido a inscrição e seleção dos estudantes interessados no programa.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Desta forma, resolvi escrever este artigo com o intuito de lhe mostrar como funciona o SisFies 2020 para que possa conhecê-lo e utiliza-lo com toda a comodidade. Preparado? Então continue comigo pelos próximos parágrafos.

Saiba mais sobre o FIES 2020:

Como acessar o site do SisFies 2020

Para ter acesso ao SisFIES 2020 você precisa clicar neste link (http://sisfiesportal.mec.gov.br/). Neste portal voltado para o programa é possível encontrar todas as informações importantes sobre o FIES 2020, como as seguintes:

  • Canal para tirar as dúvidas sobre o programa;
  • Abatimento de 1% – professor;
  • Abatimento de 1% – médico;
  • Renegociação do financiamento;
  • Aditamento FIES 2020; – SisFIES 2020
  • Instituições Participantes;
  • Informações sobre a inscrição.

Como você pode observar, o portal SisFIES 2020 é simples e objetivo, uma vez que tem o intuito de facilitar o acesso dos estudantes interessados. Agora, se você pretende se inscrever no programa é recomendável que clique antes na opção “Como se inscrever no FIES 2020”, pois encontrará disponibilizada uma página com um texto explicativo sobre os quatros passos que o estudante deve seguir para obter o financiamento do programa.

Após ter lido com bastante atenção é só retornar a página inicial do portal e clicar sobre o botão “Saiba como fazer a sua inscrição”. Na nova página, você encontrará a opção “Primeiro Acesso” que é voltada para os estudantes que contrataram o financiamento antes de 2010.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Abaixo há a opção “Requisitos mínimos” referentes ao sistema operacional que deverá ter para poder acessar corretamente o portal. São os seguintes navegadores: Internet Explorer 7.0 (ou superior), Mozilla Firefox 3.5 (ou superior).

Cadastro no SisFIES 2020

E, na parte central, o formulário em que você deverá inserir o número do seu CPF e sua senha de acesso. Após ter feito o seu cadastro, você receberá em sua caixa de emails uma mensagem de confirmação de acesso e cadastro no SisFIES 2020 com a senha que acabou de cadastrar. Guarde em segurança essas informações, pois precisará delas quando for fazer a sua inscrição no FIES.

Atenção: para solicitar o financiamento do FIES você precisará estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior onde o curso ofertado é pago, e o resultado do FIES 2020 ainda depende da nota do ENEM para seleção.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Simulação de Financiamento do FIES 2020

Outra opção bastante interessante e que pode te ajudar a ter ideia sobre o funcionamento do FIES é a opção presente no menu da página inicial intitulada “Simule seu financiamento”. Ao clicar sobre ela, aparecerá uma espécie de calculadora onde você precisará digitar os seguintes dados:

  • Quantidade de semestre do curso; – SisFIES 2020
  • Quantidade de semestres já concluídos;
  • Tipo de estudante (Bolsista Prouni ou outros); – SisFIES 2020
  • Financiamento solicitado (em porcentagem), valor da semestralidade e a melhor data para o vencimento.

Ao fazer todo o preenchimento com os dados solicitados é possível realizar a simulação para que possa ter uma ideia melhor dos valores referentes ao seu curso e o atual estágio em que se encontra.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Inscrição no SisFIES Aluno 2020

Após ter realizado as etapas iniciais do seu pedido e ter sido pré-selecionado, será necessário acessar o SisFies para efetivar a sua inscrição FIES 2020, a qual deve ser realizada em um prazo máximo de 5 dias corridos a partir da divulgação da pré-seleção para informar todos os dados do financiamento solicitado.

Por outro lado, é importante ressaltar que as inscrições no FIES são totalmente gratuitas e realizadas somente pela internet, o que torna mais fácil e rápido o acesso de todos os universitários interessados.

SisFIES 2020
SisFIES 2020

Quem pode solicitar o FIES 2020?

Sendo assim, o programa de financiamento estudantil possui regras simples. Os interessados em participar devem estar devidamente matriculados em instituições de ensino superior, cujo curso é pago e presencial. Além disto, é importante que o mesmo tenha uma avaliação positiva dada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é oferecida as instituições participantes do programa e que estejam devidamente adequadas as exigências estabelecidas pelas novas regras do FIES 2020.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *