RESULTADO FIES 2020: Divulgação, Data, Resultado

RESULTADO FIES 2020 – Chegou ao fim o período de inscrições do Fies. Milhares de estudantes de todo o país se inscreveram no processo seletivo deste primeiro semestre em busca do financiamento em cursos superiores de faculdades particulares de todo o país, avaliados positivamente pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O resultado da seleção ficará disponível a partir desta segunda-feira, dia 01 de fevereiro. Sendo assim, vem saber tudo sobre o resultado FIES 2020.

Resultado FIES 2020
Resultado FIES 2020

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, estudantes que conseguiram nota média acima de 450 pontos e aproveitamento maior do que zero na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos e meio por pessoa, tiveram a chance de se inscrever em busca de um contrato de financiamento do Fies 2020.

Saiba mais:

Como consultar resultado FIES 2020

A partir de segunda-feira, dia 01 de fevereiro, o resultado do Fies 2020 primeiro semestre permanecerá disponível no site de seleção do programa, acessível no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/, como também nas próprias instituições de ensino participantes. Na consulta à classificação na internet, o candidato precisa informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha que cadastrou no momento em que se inscreveu.

O programa conta com apenas uma chamada regular. Nela, os estudantes classificados com base na oferta de vagas são automaticamente convocados. Por sua vez, aqueles não selecionados são automaticamente inscritos na lista de espera, que redistribui as vagas não ocupadas pelos aprovados regularmente.

Resultado FIES 2020
Resultado FIES 2020

Conforme estabelece o edital do Fies 2020, a classificação dos estudantes se dá com base nas notas obtidas no Enem. A preferência é por aqueles que ainda não concluíram o ensino superior e, depois, por aqueles que já terminaram algum curso de graduação.

resultado da chamada única regular do Fies 2020 é baseado na média aritmética das notas conquistadas nas provas do Enem da edição em que o candidato obteve seu maior aproveitamento. Em caso de empate na classificação, o programa observa os seguintes critérios, em ordem:

  1. Maior nota na prova de redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como o próprio Ministério da Educação (MEC) alerta, é única e exclusiva responsabilidade do estudante a consulta ao resultado, tanto da chamada única quanto da lista de espera, e o cumprimento das datas oficiais e acompanhamento das possíveis alterações que possam acontecer durante o processo seletivo do Fies 2020.

Resultado FIES 2020
Resultado FIES 2020

O que fazer caso seja selecionado no processo de Seleção do Fies 2020?

A pré-seleção dos candidatos na chamada regular do Fies 2020 não é garantia de financiamento, visto que outras etapas precisam ser concluídas até a conquista efetiva da vaga. Aqueles que forem selecionados no dia 01 de fevereiro devem acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para concluírem as inscrições. O prazo para tal conclusão vai de 02 de fevereiro até às 23h59min (de Brasília/DF) do dia 06 de fevereiro, sábado.

Quem completar a inscrição no SisFies deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), da própria instituição de ensino, num prazo máximo de até 10 dias, contados a partir do dia seguinte à conclusão da inscrição.

Resultado FIES 2020
Resultado FIES 2020

Processo de Seleção do Fies 2020

Validadas as informações junto à CPSA, o estudante precisa comparecer a um agente financeiro do Fies 2020 (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), num prazo de 20 dias, também contados a partir do dia seguinte ao de conclusão da inscrição, portanto os documentos necessários para o contrato do Fies 2020 (originais e cópias):

I. Por parte do estudante:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), emitido pela CPSA;
  • Termo de concessão ou Termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni (Programa Universidade para Todos), se for o caso;
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF próprio e, se menor de idade não emancipado, CPF do representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.
Resultado FIES 2020
Resultado FIES 2020

II. Por parte do fiador:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos.

Cumprindo todos os procedimentos exigidos em conformidade com a legislação do programa, os estudantes aprovados terão acesso à declaração, no site do Fies seleção, de matrícula na instituição, curso e turno em que fez a inscrição.

No caso daqueles que forem selecionados na lista de espera do Fies 2020, o prazo para conclusão da inscrição no SisFies será de 5 dias após a divulgação do resultado.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *